Você também é do tipo que faz questão de sapatos de qualidade, com conforto e, claro, que sejam cool? Se existe um tipo de calçado que consegue reunir todas essas características, é o de couro! Quem está acostumado a usar, não troca por nada, justamente por conhecer bem as vantagens do sapato de couro.

Embora super populares, muitas vezes não nos damos conta de todo o trabalho e planejamento que existe por trás da confecção desse tipo de sapato — e é justamente sobre isso que vamos falar neste post.

Se você tem curiosidade para saber sobre a origem, a fabricação e as vantagens de adquirir calçados de couro, continue a leitura!  Quem vai nos ajudar com essas questões é o Gerente de Couro da Tanara Brasil, Lucas Nogueira. Let’s go?

Como surgiram

Os sapatos de couro são utilizados há muito tempo! Há registros do uso de calçados deste material no período entre 2500 a 1800 a.C. Dá para acreditar? Embora hoje também seja um ícone da moda, o artigo surgiu há tanto tempo com a finalidade principal de proteger os pés dos terrenos ásperos e de condições climáticas adversas.

Mesmo tendo sido criados por motivos práticos, logo os sapatos também passaram a ser símbolo de status. No Egito antigo, por exemplo, quanto mais um sapato era adornado, mas prestígio social a pessoa tinha. Os faraós, por exemplo, tinham até ouro nos sapatos. O curioso é que eles não o calçavam o tempo todo: andavam com os sapatos na mão e só colocavam quando era necessário.

Não demorou muito para que gregos e romanos contribuíssem para a evolução dos sapatos graças às suas invenções. Criaram os saltos altos, adotaram as cores e lançaram até mesmo a sandália gladiadora. Essa você conhece, right?

Como são feitos

Se antes os sapatos de couro eram feitos de forma mais caseira, visando apenas suprir as necessidades práticas, hoje eles são confeccionados a partir de muitos critérios e de planejamento. Além disso, contamos com as melhores tecnologias para manter o padrão de qualidade do produto.

Primeiramente, pesquisas criteriosas são realizadas para que as referências e tendências do mercado sejam identificadas. Depois, é importante ainda levar em conta e entender as necessidades das nossas clientes para que, assim, o processo de produção comece.

Contudo, antes de o sapato ser produzido, é preciso considerar um ponto crucial: a qualidade do couro. Na Tanara, todos os couros são certificados por nossos fornecedores, porque precisam ser legítimos.

Isso significa que a matéria prima possui uma certificação que avalia seu desempenho de qualidade e de conformidade. Além disso, o certificado também garante que os recursos usados no processo de fabricação são regulares, com atenção à questão ambiental. That’s it!

Quais as vantagens do sapato de couro

T2985T2761 | T2262

Quem opta por comprar um calçado de couro, certamente terá diversos benefícios. Um grande destaque está na sua durabilidade: se armazenado e higienizado corretamente, os sapatos deste material podem durar anos e anos.

Sapatos de couro podem ser até mais caros dos que os que são feitos de materiais sintéticos, mas como a durabilidade é bem maior, optar por eles pode ser bem mais vantajoso a longo prazo, principalmente se seu pé não cresce mais.

“Temos que avaliar qual a necessidade do cliente. Na busca de conforto, durabilidade e sofisticação, o couro é o produto certo”, reforça Lucas.

Está achando que as vantagens já acabaram? Of course not! Confere só diversas outras vantagens do sapato de couro a seguir!

Conforto

Sabia que além de lindos, os sapatos de couro legítimo são supercomfy? O couro original é muito macio e flexível e, com o calçado certo, você pode até melhorar sua postura e prevenir dor nas costas! Só tenha atenção aos materiais sintéticos: eles costumam ser mais rígidos e, muitas vezes, desconfortáveis.

Resistência

Os calçados de couro são altamente resistentes. Não danificam e muito menos rasgam com facilidade. É realmente uma peça para ter por muito tempo. Eles ainda são resistentes à água e garantem que seu pé fique sequinho mesmo em dias chuvosos!

Transpiração do calçado

Outro grande diferencial deste must have icon está na transpiração. Diferente dos sapatos de material sintético, os de couro permitem que os pés fiquem arejados e evita odores e o desconforto de um pé suado. Como consequência, ainda previnem fungos e micoses graças à sua boa ventilação.

Flexibilidade

Você já deve saber que cada pé é um pé, certo? Não é só o tamanho da numeração que conta, mas também a silhueta natural que cada um tem. Os sapatos de couro são ótimos porque respeitam esses formados individuais e se ajustam facilmente ao formato do pé. Viu? Mais um ponto para o conforto!

Como saber se o couro é legítimo

T3061 | T2362 | T2307

Como vimos acima, são diversas as diferenças entre couro legítimo e produtos sintéticos. Mesmo sendo um pouco mais baratos às vezes, a economia dos couros falsos não compensa a longo prazo porque além de ser desconfortável, tem uma durabilidade bem mais baixa. Então, como ter certeza se o couro é legítimo?

Segundo o Lucas, o couro tem características únicas que devem ser observadas, a começar pelos poros na superfície do produto, que são pequenos traços únicos e imperfeitos que indicam a autenticidade do couro.

Outra boa dica é verificar a etiqueta do produto. Caso esteja escrito algo como “couro ecológico”, “couro sintético” ou “couro vegano”, certamente não se trata de couro autêntico. Além disso, você pode verificar as bordas do calçado. Quando é couro, elas possuem diversas fibras que são fáceis de identificar.

E tem mais um último detalhe: sinta o cheiro do produto. O odor natural, refrescante e agradável do couro original é inconfundível, não é mesmo?

Quer mais uma boa notícia sobre esse tipo de calçado? Atualmente, o mercado especializado oferece infinitas possibilidades de sapatos de couro. São botas, rasteirinhas e até saltos dos mais variados estilos, mas com o tradicional conforto e durabilidade do couro.

Como podemos perceber, são infinitas as vantagens do couro. Mesmo com um preço um pouco mais alto, optar pela qualidade dos calçados é sempre um bom negócio. Assim, você garante estilo e conforto em um único sapato!

Quer conhecer melhor nossos calçados de couro? Entre em contato conosco, será um prazer atendê-lo!

 

Autor

Escreva um comentário