Na correria do dia a dia, as inúmeras notificações no telefone celular normalmente indicam que o dia vai ser longo e cheio de desafios. Mas em meio a tantas tarefas a serem cumpridas não podemos esquecer de nós mesmas, não é? Precisamos aprender a conciliar trabalho e lazer, na tentativa de manter uma vida saudável, com menos estresse.
Mas alcançar esse tão sonhado equilíbrio requer uma gestão de tempo eficiente. Pensando nisso, vamos apresentar, neste post, algumas dicas importantes que podem ajudar você a melhorar a sua rotina. Ficou curiosa? Continue a leitura e confira!

Determine as suas prioridades

Se você aproveitar o seu tempo de maneira inteligente o resultado será percebido na sua produtividade. Tenha em mente os seus valores, pois eles auxiliarão na sua escolha de prioridades.
Qual é o seu objetivo atual? Sucesso no trabalho e estabilidade financeira? Qualidade de vida? Família? Listar esses desejos em ordem de importância é fundamental para definir seus valores reais e aproximar você dos seus sonhos.

Atualize a sua agenda

Manter uma agenda organizada é um ótima ideia, pois nela podem estar anotados os compromissos profissionais e pessoais. Mas é essencial saber diferenciá-los, para melhorar a visualização das atividades.
Essa classificação pode ser feita por cores e categorias, como trabalho, tarefas pessoais e compromissos. Sinalizar se a tarefa foi cumprida, adiada ou cancelada também é importante. Mas lembre-se: o ideal é que a atualização da agenda seja frequente, do contrário, ela não terá utilidade, certo?
Elaborar um cronograma semanal também ajudará a conciliar trabalho e lazer. Com ele você pode organizar sua rotina e o seu tempo. Registrar os horários do escritório, da academia ou de um curso mostrará quais são os dias intensos e quais têm mais horários livres. Com essa ajuda você pode programar atividades com familiares ou amigos, como jantares ou idas ao cinema. Boa ideia, não acha?

Use e abuse dos aplicativos

O celular está sempre em nossas mãos, então, que tal aproveitar esse hábito para usá-lo como aliado na missão de conciliar trabalho e lazer? Alguns aplicativos foram desenvolvidos especialmente para melhorar a administração do tempo.
O Evernote, por exemplo, funciona como um banco de anotações para o que você precisar. Já o Free-Time tem como foco os seus momentos de tempo livre. Ao analisar seu calendário de tarefas e compromissos, ele calcula quanto tempo disponível você tem. O Neotriad permite a criação de uma lista com as tarefas do dia e o tempo dedicado a cada uma delas.

Não deixe as tarefas para depois

Essa é a principal característica da chamada procrastinação! Para quem procura gerenciar de forma satisfatória o seu tempo no trabalho, deixar as tarefas para depois é um dos maiores erros. Concluir as atividades no prazo final faz com que o trabalho seja realizado sob pressão, o que pode trazer resultados negativos.
Faça do tempo o seu maior aliado: saber usá-lo de forma correta pode ser um grande auxílio para conciliar trabalho e lazer. Planejar a curto prazo, com anotações em agendas ou celulares faz toda diferença. Adequar o planejamento ao seu cotidiano, elaborando cronogramas diários deve ser uma tarefa simples, porém constante. Logo, você verá o quanto a gestão de tempo impacta diretamente na qualidade de vida.
As dicas para se organizar e conciliar trabalho e lazer foram úteis? Então, aproveite para compartilhar esta publicação com as suas amigas nas redes sociais. Até a próxima!

Tanara
Autor

Tendências da moda, dicas de looks, beleza, lançamentos de calçados e muito mais!