Conhecendo a história de grandes estilistas

Tem alguns estilistas que já poderiam ser considerados patrimônios culturais, não acha?! Coco Chanel, Christian Dior, Yves Saint Laurent…são tantos nomes que crescemos ouvindo e imediatamente pipocam no nosso imaginário. Mas você já parou para pensar sobre como foi a história das pessoas por trás da fama? Como foi criar uma marca tão importante do zero?

Como somos apaixonadas por moda, adoramos imaginar como foram essas histórias! E trouxemos para você algumas dicas de livros e filmes que podem te deixar mais próxima de como foram as vidas desses grandes nomes da moda!

Coco Chanel

Fotos Coco Chanel, estilista pioneira no universo fashion
Gabrielle foi pioneira no universo fashion.

O grande nome feminino das maisons francesas. Você pode ter certeza que existem várias biografias e filmes da estilista! Gabrielle Coco Chanel é conhecida por ter sido arrojada e à frente do seu tempo, e podemos tirar muitos ensinamentos de sua história.

O livro “Coco Chanel: Retratos da vida” traz de forma ilustrada e lúdica a história de Coco, enquanto “Dormindo com o inimigo: a guerra secreta de Coco Chanel” traz uma visão um pouco mais contraditória. Para quem prefere a sétima arte, tem também o filme de 2009 “Coco antes de Chanel”, que mostra toda a trajetória de Gabrielle.

Christian Dior

Documentário "Dior e Eu"
Documentário “Dior e eu”.

O estilista criador do arrojado New Look nos anos 40 sem dúvidas tem muita história! Nome importantíssimo para a moda mundial, Christian Dior nos deu um olhar dentro do backstage da Alta Costura dos anos 50 em sua autobiografia ‘Dior by Dior’. Dior também lançou em 54 o livro “O Pequeno Dicionário de Moda”, um guia para se vestir bem. Dicas direto da fonte!

Quem gosta não só do estilista, mas também do legado que sua marca criou para o mundo da moda, pode se interessar também pelo documentário “Dior e Eu”, de 2015, que mostra como a marca ainda é importante. Nesse filme conseguimos ver como foi o trabalho de Raf Simons, estilista da Dior na época, desenhando sua primeira coleção de Alta Costura.

Yves Saint Laurent

Atores que interpretaram o estilista Yves Saint Laurent
Podemos ver os dois atores franceses que interpretaram o estilista nos filmes Yves Saint Laurent e Saint Laurent.

Sabia que o estilista Yves Saint Laurent trabalhou com o Christian Dior aos 17 anos?! Que mundo da moda pequeno, não é?! Saint Laurent tem uma história incrível, tanto na parte profissional quanto pessoal, e é maravilhoso conhecer mais sobre esse nome tão importante para a Alta Costura.

Você pode procurar por livros como o de 2010 “Yves Saint Laurent”, mas principalmente em filmes! Após sua morte seu companheiro amoroso e de marca Pierre Bergé contou de forma cronológica a história de Yves através do documentário “O Louco Amor de Yves Saint Laurent”, imperdível! Se você prefere algo mais teatral, pode procurar por dois filmes franceses que dramatizaram a vida do estilista: “Yves Saint Laurent” e “Saint Laurent”. Ambos concorreram a vários prêmios na época de lançamento!

Christian Lacroix

Imagens da fábula Lacroix
Uma vida contada a partir de fábulas!

Mais um estilista francês na lista! Não tem jeito, nos primórdios da Alta Costura e dos grandes nomes da moda do século passado, a França era o centro pioneiro do mundo fashion.

Com aspirações de se tornar um curador de museu, Lacroix se apaixonou por moda quando fez um trabalho sobre vestidos em quadros do século 18. Legal, né?!

E a indicação de livro aqui é um pouco diferente! O livro “Christian Lacroix e o conto da Bela Adormecida” é uma biografia do estilista, mas fazendo paralelo com contos de fadas, mostrando como ele transformava mulheres em princesas através de suas criações. O livro foi escrito por Camilla Morton, jornalista e escritora, e conta com ilustrações do próprio Lacroix!

Karl Lagerfeld

Karl Lagerfeld com suas marcas registradas: o óculos de sol e a gravata!
Karl Lagerfeld com suas marcas registradas: o óculos de sol e a gravata!

Depois de falar de Coco Chanel, agora falamos de seu sucessor na Maison! Karl Lagerfeld conseguiu, em seu trabalho na Chanel, não só carregar o legado da marca, mas também colocar um pouco de sua identidade nela.

Celebrado mundialmente por sua genialidade, nas últimas décadas Karl se tornou uma figura que chegou a ser um ícone pop e, muitas vezes com algumas declarações controversas, ilustrou várias chamadas em revistas e sites de moda. Com toda certeza, sua morte em 2019 foi uma grande perda para a moda.

Para conhecer mais sobre seu processo criativo, você pode procurar pelo documentário de 2007 Lagerfeld Confidential, que mostra como é a criação de suas peças e também seus outros trabalhos de fotografia e pintura.

Já deu para ver que existe muita história por trás dos grandes nomes da moda, não é? Essas indicações podem ser um prato cheio para quem se interessa por esse universo, mas não sabia por onde começar a conhecer um pouco melhor. Para mais dicas de bem estar, cultura e moda, não deixe de voltar ao blog e também nas nossas redes sociais!

Escreva um comentário