Sol, calor. A busca pela cor perfeita pode causar alguns probleminhas dolorosos, como queimaduras na pele. Quando nos damos conta, (ai!) surpresa: o que era pra ser um dourado esbelto e saudável virou o camarão ambulante e detestável. Mas, nem tudo está perdido, e sua pele tem salvação. Confira essas dicas pra aliviar o vermelhão (e o sofrimento) provocado por essas queimaduras:
As queimaduras solares podem variar em intensidade, mas exigem o mesmo cuidado: muita hidratação. Além de hidratar a área queimada com abundância – vale até usar pomada de assadura de bebê -, é importante ingerir muito líquido.
Para diminuir a vermelhidão e ardência, devem ser usados cremes com babosa, corticóides tópicos – em gel, loção ou creme – e compressas frias, que podem ser feitas com camomila.
Outra opção são os banhos frios e mornos, de imersão com aveia na água.
Se a pele começar a descascar, a principal orientação é não puxar a pele, nem acelerar a descamação. Dependendo da área atingida e da intensidade da queimadura, a pele deve se recuperar em uma semana, em média. O paciente deve hidratar muito e esperar.
Mesmo que seja por pouco tempo ou nos horários seguros (até as 10h e após as 16h), você deve proteger muito bem a pele, usando um filtro solar adequado em bastante quantidade.
Anotadas as dicas? Agora cuide-se e aproveite o verão de maneira saudável, menina!
Beijinhos!