MODA E ESPORTE: RELAÇÕES HISTÓRICAS
Estamos prestes a entrar nas olimpíadas e certamente o mundo da moda não poderia estar mais efervescente. Você deve estar se perguntando agora: “o que as olimpíadas têm a ver com moda? ” Eu te respondo: tudo! Esse ano as olimpíadas vão acontecer em Paris – a capital da moda – e como se não bastasse, está sendo patrocinada pelo grupo LVMH, um aglomerado que conta simplesmente com grandes marcas da alta costura, como por exemplo, Louis Vuitton, Dior, Fendi e muitas outras. A verdade é que a relação entre moda e esporte tem uma história rica e dinâmica, refletindo mudanças culturais e sociais e nas últimas décadas essa relação entre esporte e moda têm sido cada vez mais latente. Então, a seguir, saiba um pouco mais sobre o assunto!
ENTENDA A HISTÓRIA
No final do século XIX, com a popularização de atividades esportivas como por exemplo: tênis, golfe e ciclismo, surgiu a necessidade de roupas mais práticas e confortáveis. Os anos 1920 viram uma maior liberdade na moda feminina, impulsionada também pela participação crescente das mulheres em esportes. Coco Chanel foi uma figura crucial, popularizando o uso de calças e tecidos mais leves e elásticos. Nos anos 1940 e 1950, estrelas de cinema começaram a ser vistas praticando esportes, o que ajudou a integrar a estética esportiva na moda cotidiana.
Com o aumento da popularidade do fitness nos anos 1960 e 1970, roupas esportivas tornaram-se moda urbana, combinando funcionalidade e estilo. Já nos anos 1980, a cultura hip hop trouxe uma nova onda de roupas esportivas como ícones de moda. Tênis e roupas de treino, por exemplo, ganharam status de moda de rua, muito impulsionado pelos looks da princesa Diana, onde ela usava roupas esportivas com muita elegância. Nos anos 1990, a estética esportiva começou a influenciar a alta moda, com designers como Tommy Hilfiger e Ralph Lauren incorporando elementos esportivos em suas coleções. A colaboração entre atletas famosos e marcas de moda se tornou comum, com parcerias de criações de coleções.
HOJE EM DIA
A partir dos anos 2010, a tendência “athleisure” combina roupas atléticas com moda casual, permitindo que as pessoas usem roupas esportivas em diversas situações do dia a dia. Esta tendência continua forte, tendo sido muito impulsionada com o período pós pandemia, onde precisávamos voltar ao trabalho, porém estávamos acostumados com roupas hiper confortáveis. O resultado? Juntar os dois em um único look, resultando em tênis nos ambientes de trabalho, alfaiataria com moletom, t-shit com calça social e inúmeras combinações do estilo casual com o clássico.
A relação entre moda e esporte evoluiu significativamente, refletindo mudanças culturais e tecnológicas. O esporte continua a influenciar a moda, criando tendências que combinam funcionalidade, conforto e estilo, tornando-se uma parte integral do vestuário cotidiano. Nos acompanhe semanalmente por aqui e nas redes sociais da Tanara.