Curtir o verão na praia é uma delícia. Tem sol, tem brisa, tem água fresca. Tem dias longos e relaxantes, boa companhia, diversão. O único problema é que o verão às vezes é malvado com a beleza feminina. Traz manchas, pintas, marcas, ressecamente, pontas duplas… Hoje a Tanara traz um guiazinho para você combater os vilões do verão – e aproveitar sua praia ao máximo, sem perder o glamour. Vem gente!
Boca ressecada: uma cena bastante comum na praia é ver um desfile de lábios ressecados e até com queimaduras de sol – já que as pessoas se esquecem de hidratar e de aplicar filtro solar nessa região. É um perigo, já que a pele da boca é fininha, sensível e não conta com a melanina, pigmento que dá cor à pele e protege contra o sol.
Como evitar? Invista em protetores labiais com FPS 30 ou mais, incrementados com ingredientes hidratantes. Quem não abre mão da cor e do brilho pode usar gloss com filtro solar. No caso de o lábio ficar muito ressecado no verão, passe primeiro uma pomada à base de vitamina B5 e só depois o protetor.
Efeito palha: no verão, todo cuidado extra com os cabelos é bem-vindo. Afinal, você não vai deixar de se jogar no mar ou na piscina só por causa deles, certo? No entanto, nessa época o efeito palha é uma forte possibilidade. As agressões do sol, da água do mar e da piscina removem a camada hidrolipídica natural que protege o fio, tornando-o mais seco. Ainda abrem a cutícula (parte externa em forma de escama), o que dá o aspecto áspero e sem brilho, e danificam a queratina, proteína que forma a estrutura capilar.
Como evitar? Tratar o cabelo no salão antes da temporada de praia previne o problema. Cabeleireiros indicam a cauterização molecular, um tratamento que repõe a água e os nutrientes perdidos pelo fio quimicamente tratado, além de criar uma capa protetora, selando-o. Em casa, utilize reconstrutores com aminoácidos de queratina, que encorpam e fortalecem os fios.
Brilho, só com glamour: o calor e as variações de temperatura típicas do verão estimulam a produção de gordura pelas glândulas sebáceas e a dilatação dos poros. Resultado: pele brilhante e melada.
Como evitar? Produtos em forma de creme, loção e emulsão devem ficar de fora do nécessaire na temporada. Use hidratantes, filtros solares e cosméticos antiidade sequinhos, em versão oil-free, sérum ou gel-creme. Bases com filtro solar também são bem-vindas.
Agora é só vencer os inimigos e arrasar bem gata na praia. BEIJO!
Via: Revista Claudia